sábado, 24 de dezembro de 2011

Terras Para Rose e Sonhos de Rose: 10 anos depois

Terras Para Rose




A história de Rose, agricultora sem-terra que, com outras 1.500 familias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul. O filme aborda a sensível questão da reforma agrária no Brasil, no período de transição pós-regime militar, retratando o início de um polêmico e importante movimento social, o MST. Rose deu à luz o primeiro bebê que nasceu no acampamento e foi morta em estranho acidente. 

Sonhos de Rose: 10 anos depois




O documentário mostra o reencontro da cineasta Tetê Moraes com os personagens de “Terra para Rose” (1985), também dirigido por ela, e que narra a trajetória de 1.500 famílias de agricultores sem terra. As imagens do primeiro filme acompanham a luta de Roseli Seleste Nunes da Silva e sua família. Aos 26 anos, ela foi morta por um caminhão durante repressão à ocupação da Fazenda Anoni, em Sarandi, no Rio Grande do Sul, em 1985. Trata-se da primeira grande ocupação do MST. No segundo filme, Tetê reencontra várias pessoas que havia filmado dez anos antes. A maioria conseguiu sua pequena propriedade para produzir, apesar dos sacrifícios impostos pela repressão dos latifundiários e governos.

Indicação de uso:
Útil para discutir a reforma agrária e mostrar a violência com que os proprietários reagem às justas reivindicações dos sem-terras.
Ficha técnica:
Data: 1995
Direção: Tetê Moraes
Duração: 91 minutos
Produção: Vem Ver Brasil
Videoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário