sábado, 24 de dezembro de 2011

História do Sindicato dos metalurgicos do ABC


O vídeo, dividido em cindo partes, mostra as lutas, os desafios e as conquistas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC durante 60 anos de sua história. O ponto alto é o telejornal sobre a época da grande greve de 1980, um dos fatos marcantes das origens do novo sindicalismo. Em destaque, o nascimento da liderança nacional Luiz Inácio da Silva, o Lula, nas assembléias no Estádio da Vila Euclides. O documentário tem depoimentos dos trabalhadores e ex-presidentes do Sindicato. 
O cine-jornal retrata o início das lutas dos metalúrgicos, a era Getúlio Vargas, a Revolução de 30 e a deportação de trabalhadores estrangeiros. Finalmente nos apresenta um programa de rádio dos anos 50: as numerosas greves, a ditadura militar, a intervenção nos sindicatos, o período do assistencialismo e do arrocho salarial dos anos da ditadura. O vídeo resgata importantes fases da história política e cultural do País, misturadas à história de um dos maiores sindicatos brasileiros.
Indicação de uso:
O vídeo é um excelente material para ser utilizado em aulas de História, pois mostra muitas fases históricas do Brasil, com ênfase na participação e lutas dos trabalhadores.
Ficha técnica:Direção: Renato Tapajós
Realização: TV dos Trabalhadores – Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Duração: 52 minutos
Data: Início da década de 90
 
Na videoteca: 
25 anos do sindicato dos metalurgicos do ABC
50 anos do sindicato dos metalurgicos do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário