sábado, 24 de dezembro de 2011

Até Quando?


"Até Quando?" é um documentário sobre a violência urbana nas favelas e bairros populares de duas capitais do Brasil: Rio de Janeiro e Recife, cidades com altíssimos índices de violência letal.
O filme tem como onjetivo mostrar como é a vida de pessoas que vivem nas periferias dessas capitais. Revela as dificuldades na entrada para o mercado de trabalho. O tráfico é apresentado como uma falta de alternativa para algumas pessoas. Boa parte do documentário é dedicada a um aspecto que não se traduz em números estatísticos: a dor dos parentes e amigos daqueles que foram vitimas da violência urbana. 
Através da mescla de imagens de ações policiais, depoimentos de moradores e de estudiosos da violência a intenção é denunciar, para quem vive fora dessa realidade, as condições de vida à qual a população de baixa renda está sujeita. Para ilustrar os depoimentos são lembrados episódios como a Chacina da Baixada, em 31 de março de 2005, e diversos outros casos. 

Sugestões de uso:
"Até quando?" é um bom filme para ser usado em debates que envolvam o tema da violência urbana, da atuação policial na sociedade e até mesmo da ocupação do espaço urbano. 
Ficha técnica:Data: 2005
Duração: 51 minutos
Realização: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro
 
Videoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário