sábado, 24 de dezembro de 2011

O Pontal do Paranapanema








O pontal do Paranapanema há muito tempo é um dos principais centros de conflitos pela terra no Brasil. São 100 anos de violência social e ambiental. O documentário mostra que naquela região se situa a última reserva de mata atlântica no interior de São Paulo. Mas a ação dos fazendeiros está destruindo o meio ambiente ao mesmo tempo em que impede a exploração sustentável por parte da pequena agricultura familiar.
São terras públicas tomadas ilegalmente pelos proprietários, que usam e abusam da lentidão e conivência da Justiça para manter seus latifúndios. Para se ter uma idéia, uma das empresas da região, a Destilaria Alcídia, utilizou o agente amarelo para acabar com a mata nativa da região. Trata-se de um desfolhante utilizado na Guerra do Vietnã pelo exército norte-americano. Há depoimentos de dirigentes do MST e da UDR, mostrando o cinismo destes últimos.

Indicação de uso:
Pode ser usado em debates e aulas de cidadania que falem sobre a concentração da propriedade rural e a agressão ambiental e social por parte dos grandes proprietários.

Ficha técnica:
Data: 2005
Direção: Chico Guariba
Duração: 52 min.
Produção: Ecofalante / Cinematográfica Superfilmes

Videoteca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário