sábado, 24 de dezembro de 2011

Guariba – 1984









Documentário sobre o trabalho de preservação da memória da histórica greve dos trabalhadores rurais (bóias-frias) de Guariba (SP).
Guariba é uma típica cidade dormitório da região de Ribeirão Preto. Grande parte de sua população é de trabalhadores rurais empregados nos canaviais e usinas de álcool. Em 1984, a cidade foi palco de uma greve que, apesar da repressão policial, foi vitoriosa. A greve virou notícia em todo o país, o que estimulou muitas outras lutas de trabalhadores rurais em busca dos mesmos direitos conquistados em Guariba.
O fio condutor do documentário é a exibição das imagens da greve de 1984, quando da inauguração da sede do sindicato em 2001. As imagens da violência policial, dos espancamentos, dos piquetes e os depoimentos de homens e mulheres que participaram do movimento fazem relembrar aos trabalhadores de Guariba seu potencial de luta, de conquistas, estimulando uma maior organização. “Guariba – 1984” é um filme sobre a memória daqueles que podemos chamar de vencidos, mas que, apesar da exploração e da repressão, um dia foram vitoriosos.

Indicações de uso:
"Guariba – 1984" é um documentário indicado para aulas ou debates que tenham como tema a questão agrária no Brasil ou a preservação da memória dos trabalhadores e suas lutas.
Ficha técnica:Data: 2002
Direção: José Roberto Novaes e Francisco Alves
Duração: 11 minutos
Realização: Ferasp / UFRJ / UFSCar
Videoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário