sábado, 24 de dezembro de 2011

Cruzando o deserto verde

 












Produzido por iniciativa da Rede Alerta contra o Deserto Verde, o filme mostra as terríveis conseqüências da adoção do cultivo do eucalipto. A equipe de produção viajou por regiões do Espírito Santo e Bahia, entrevistando pessoas de diversos segmentos sociais. A vilã da história é a Aracruz Celulose, maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto. 
As plantações da empresa atingem os modos de vida de populações negras e indígenas, retirando-lhes o acesso à agricultura de subsistência. Outro desastre são as carvoarias, que utilizam as sobras das árvores do eucalipto como combustível para fornos nos quais trabalham crianças em condições sub-humanas.

Indicação de uso:
Discutir os prejuízos causados pela monocultura, não só ao meio ambiente como para a cultura e sobrevivência das populações das regiões em que esse tipo de cultivo é adotado.
Ficha técnica:
Data: 2002 Duração: 56 minutos Texto e Direção: Ricardo Sá Produção: Alacyr Denaday, Geise Silva, Marcelo Calazans e Daniela Meirelles. Apoio: FASE-ES e FUNDO SAAP
Videoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário