sábado, 24 de dezembro de 2011

Amanhã vai ser maior








"Amanhã vai ser maior" é um documentário que narra um fato ocorrido em Florianópolis, no final de 2005, e retrata a violência policial sofrida por estudantes ao fazerem manifestações contra o constante aumento das tarifas de transporte público.
A luta dos estudantes de Florianópolis se encadeia com outras revoltas parecidas, contra a enormidade do peso dos preços da condução em comparação com o salário da maioria dos usuários. Esta revolta lembra as dos anos anteriores, como a de Salvador, retratada no documentário A Revolta do Buzún. As manifestações estudantis contra o aumento dos preços dos ônibus começaram em julho de 2004 e ficaram conhecidas como "Revolta da Catraca". Num primeiro momento, o aumento foi cancelado, mas em maio de 2005 as tarifas voltaram a subir. Os estudantes que voltaram às ruas para protestar contra o aumento foram duramente reprimidos pela polícia estadual. O filme mostra uma semana inteira de resistência estudantil e do sofrimento para conseguirem melhores condições de estudo. Frente à repressão policial, deixa o seguinte recado: "Amanhã vai ser maior".
Indicações de uso:
"Amanhã vai ser maior" pode dar excelentes contribuições a diretórios acadêmicos, grêmios estudantis e em aulas sobre cidadania e luta popular. O vídeo concentra-se na repressão policial, com muitas imagens e poucas palavras.
Ficha técnica:
Data: 2005
Realização: Alex Antunes, Fernando Evangelista, Juliana Kroeger, Vinícius (Moscão)
Duração: 28 minutos
 
Videoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário