sábado, 24 de dezembro de 2011

Massacre de Corumbiara

 











No dia 14 de julho de 1995 mais de 600 famílias participaram da maior ocupação de terra já realizada em Rondônia. Contavam com o apoio da CUT-RO, do Sindicato dos trabalhadores rurais de Corumbiara, do PT e de ex-dirigentes do MST. 
A fazenda escolhida, Santa Helina, de 14 mil hectares no sul do estado, era um entre os muitos latifúndios da região. Meses antes da ocupação os trabalhadores começaram a ser ameaçados.
No dia 9 de agosto, às 3 horas da manhã, mais de 200 policiais militares e jagunços invadiram o acampamento e abriram fogo contra os sem-terra. Bombas, metralhadoras, fuzis e revólveres foram usados contra trabalhadores indefesos. Os números do massacre - dez mortos, sete desaparecidos e centenas de feridos e presos - não são suficientes para traduzir o ocorrido.
A tortura (pessoas com os olhos furados, capadas, mutiladas com moto-serra e pessoas obrigadas a comer o miolo dos mortos, etc) não se traduz em números. 
"Massacre de Corumbiara " fala desse massacre, dessa barbárie, dessa covardia. Fala de um dos mais aterrorizantes capítulos da luta pela terra no Brasil, que nunca deve ser esquecido.

Indicações de Uso
"Massacre de Corumbiara " pode ser usado em aulas ou debates políticos que abordem a questão agrária no Brasil. É, no entanto, sobre o tema dos direitos humanos que o vídeo é mais indicado para ser usado. 

Videoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário