sábado, 24 de dezembro de 2011

Paixão e Guerra no Sertão de Canudos






Documentário que resgata um dos mais belos, chocantes e desconhecidos episódios da história brasileira. Com depoimentos de pesquisadores e, sobretudo, dos parentes dos combatentes, o filme oferece ao público uma verdadeira aula sobre a luta pela terra e pela liberdade.

Relembrando os passos de Antônio Conselheiro desde 1871, o filme apresenta o fundador de Monte Belo (Canudos) e sua ligação com a luta contra a escravidão, a opressão e a República. Descreve a comunidade sertaneja formada por negros, índios e pobres, onde não existia polícia, cobradores de impostos, nem patrões nem empregados e onde a terra e a produção eram coletivas. Mostra como o vilarejo de mais de 25 mil habitantes no interior da Bahia, em 1893, atraiu a ira de coronéis, da Igreja e do Governo Estadual e Federal. Conta, uma a uma, as quatro expedições que durante mais de um ano atacaram Canudos, mobilizando para isso mais de 12 mil soldados do exército de 17 estados (50% de todo o efetivo nacional na época).

A resistência guerrilheira de João Abade, de José Venâncio, de Pajeú e de outros é descrita com detalhes surpreendentes. A destruição completa da cidade e o massacre de seus habitantes (ao fim foram todos decapitados) compõem o desfecho da guerra e deste chocante filme. A conclusão de Paixão e Guerra no Sertão de Canudos é que espingardas e canhões podem destruir cidades, mas não os sonhos e a história.

Indicações de Uso:
"Paixão e Guerra no Sertão de Canudos" é um filme indicado para debates políticos sobre a questão agrária no Brasil e sobre o tema dos direitos humanos. É uma aula de Geografia e de História, pois aborda um dos fatos mais controversos e marcantes de todo o período republicano. É um exemplo de como a memória popular, as cantigas e músicas populares, as xilogravuras e reportagens de jornal podem ser usadas para reconstrução histórica. Os debates com diversos especialistas no tema mostram como é sempre possível resgatar a história dos vencidos.

Ficha Técnica:
Data: Novembro de 1993
Direção: Antonio Olavo
Duração: 78 minutos
Realização: Portfolium

Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário