sábado, 24 de dezembro de 2011

Os Rurais da CUT


Documentário sobre a luta e organização dos trabalhadores rurais no Brasil a partir da organização do 1º Congresso do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT (DNTR-CUT). O vídeo resgata a memória das principais lutas no campo desde a década de 1950, mostrando que a reforma agrária, a defesa do meio ambiente, a produção familiar e as melhorias das condições de trabalho e dos salários não é uma luta só dos rurais, mas de toda a classe trabalhadora.
"Os Rurais da CUT" mostra como o golpe militar abortou, através da repressão, as lutas e a organização dos trabalhadores rurais. O processo de modernização que foi implantado favoreceu apenas os grandes produtores, os latifundiários e a agroindústria, com subsídios, créditos para exportação etc. Aos trabalhadores coube a miséria e o êxodo para as periferias dos grandes centros.
Agrotóxicos, super exploração do trabalho, controle de poços pelos grandes proprietários, falta de acesso à terra, baixos salários, derrubada das florestas e construção de barragens. Estes foram alguns dos fatores que levaram os trabalhadores às greves, às ocupações de terra e à organização.
Com depoimentos emocionantes e imagens chocantes, o filme mostra a participação de trabalhadores sem-terra, parceiros, meeiros, seringueiros e outros extrativistas, pequenos agricultores, bóias-frias e assalariados rurais.
Indicações de Uso:
"Os Rurais da CUT" é um documentário indicado para aulas de História, Geografia, Cidadania e para debates políticos e cursos de formação sindical que tenham como tema a política agrária brasileira, o sindicalismo no Brasil e a luta pela terra.
Ficha Técnica:
Duração: José Roberto Novaes e Paulo Pestana
Realização: DNTR-CUT e Centro Ecumênico de Documentação e Informação
Duração: 35 minutos
Data: 1992

Videoteca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário