sábado, 24 de dezembro de 2011

Tempo de Resistência


Documentário baseado no livro "Tempo de Resistência", de Leopoldo Paulino, sobre o período da Ditadura Militar no Brasil. A partir do depoimento de mais de 30 pessoas envolvidas na resistência à ditadura, o filme aborda todo o processo, desde o golpe até a anistia.
José Dirceu, Franklin Martins, D. Angélico Bernardino, Aloysio Nunes, Leopoldo Paulino (entre outros) avaliam o que levou os militares a tomarem o poder e contam as dúvidas e controvérsias que a esquerda viveu sobre como resistir. Analisam a crise do PCB e o papel de vanguarda assumido pelo movimento estudantil na luta pela democracia. Refletem sobre a dissidência na esquerda, a formação dos diversos grupos guerrilheiros e seus projetos revolucionários. Falam sobre o ano de 1968, sobre as greves e passeatas, sobre as prisões em Ibiúna, o AI-5 e a opção pela luta armada. Descrevem o recrudescimento da ditadura, as prisões, torturas e mortes. Lembram Mariguella, Câmara Ferreira, Lamarca e muitos outros que partiram.
Vários depoimentos tratam do exílio e os entrevistados emocionam-se com lembranças e com a derrota da guerrilha. Por fim, falam da abertura, da anistia e do papel da resistência em nossa história. Embalado por músicas de Chico Buarque, Francis Hime e Geraldo Vandré, e contando com impactantes imagens de arquivo, Tempo de Resistência é um dos mais completos documentários sobre o tema.

Indicações de Uso:
"Tempo de Resistência" é indicado para aulas de História, Cidadania e para debates políticos sobre o Brasil contemporâneo. Direitos Humanos, Movimento Estudantil e Política Nacional são outros temas que podem ser ilustrados por este filme que, pela profundidade da análise e pluralidade de visões sobre o processo histórico, é por si só uma verdadeira aula.

Ficha Técnica:
Data: 2004 Direção: André Ristum e Leopoldo Paulino Duração: 115 minutos Realização: Submundo Filmes

Videoteca

Um comentário:

  1. Boa tarde, meu nome é caroline sou estudante da escola Flamínio favero, estou fazendo um trabalho sobre voce meu professor LUIZ ANTÔNIO SIMÕES disse para nossa escola entrar em contato com vc... Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir