segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vulcão Eyjafjallajokull na Islândia

Youtube


Geologicamente, a ilha da Islândia é bastante nova. A Islândia está localizada em um ponto quente geológico causado pela pluma mantélica, e também na dorsal meso-atlântica, que passa exatamente sob o solo da ilha. Esta combinação significa que geológicamente a ilha é extremamente ativa, tendo assim muitos vulcões, entre eles o Hekla, o Eldgjá e o Eldfell. A erupção vulcânica do Laki em 1783-1784 causou a grande fome que matou quase um quarto da população. A erupção provocou o aparecimento de nuvens e fumaça em grande parte da Europa e em partes da Ásia e da África por diversos meses após a erupção.
Dettifoss, a maior queda d'água da Europa, localizada no nordeste islandês.Existem muitos géiseres na Islândia, incluíndo o Geysir, no qual o nome da palavra é derivado. Devido a grande quantidade de força geotérmica e diversos rios e cachoeiras pelo país provedores de hidroeletricidade, a maioria dos residentes têm acesso à água quente por um preço bem baixo. A ilha é composta principalmente por basalto, Dióxido de silício de lava associado com o efusivo vulcanismo como o do Havaí. Porém, a Islândia possui diferentes tipos de vulcões, que produzem riólito e andesito. A Islândia tem controle sobre Surtsey, uma das ilhas mais novas do mundo. Ela surgiu após uma série de erupções vulcânicas entre o dia 8 de Novembro de 1963 e 5 de Junho de 1968./

BBC


Vulcão em geleira dá sinais de nova erupção na Islândia
Centenas de pessoas tiveram que ser removidas depois de sinais de uma segunda erupção de um vulcão na Islândia. O vulcão, que já havia entrado em erupção no mês passado, lançou fumaça preta e vapor no ar, e causou o derretimento parcial de uma geleira.

Rede Globo



A erupção do vulcão foi causada pela abertura de uma fissura de cerca de 300 a 400 metros de extensão. O vulcão estava adormecido havia 200 anos e sua atividade é perigosa para quem se aproxima.



O repórter Fábio Fachel passou de helicóptero pela boca do vulcão Eyjafjallajokull. Segundo os geólogos, a fumaça lançada pela montanha pode ser um sinal de algo maior que está por vir.



As casas que estavam no caminho das cinzas ficaram cobertas por uma lama negra. Ao todo, 700 moradores da região tiveram que abandonar suas casas, sem ter nenhuma previsão de quando poderão voltar.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário